PUBLICIDADE

Éder Moraes e assessora multados pelo TRE por uso de e-mail funcional

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aplicou multa de 5 mil UFIRs ao secretário da Casa Civil, Éder de Moraes, e a uma assessora do governo do Estado por se utilizar da máquina pública durante a campanha eleitoral. A ação foi proposta pela coligação “Mato Grosso Melhor pra Você”, que tinha o candidato Mauro Mendes (PSB) como candidato ao governo, e ainda pedia a cassação dos registros de candidaturas do governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) e do vice, Chico Daltro (PP). Este pedido foi negado.

De acordo com a decisão do TRE-MT, publicada no Diário Oficial da Justiça que circula hoje, a assessora ligada a Éder teria se utilizado de seu e-mail exclusivamente funcional da Casa Civil para repassar informações noticiosas sobre assuntos discutidos nas eleições. Após a ação ter sido instaurada, o referido e-mail da assessora foi excluído. A defesa alegou que este fato se deu devido a profissional não fazer mais parte dos quadros da Casa Civil. “Tratar-se de e-mail exclusivamente funcional, fez às vezes como se oficial fosse, tanto é que foi utilizado para rebater as críticas lançadas pelo candidato a governador do Estado, Wilson Santos”, destaca o relator do processo, juiz Samir Hammoud.

O julgador apontou que este caso não suficiente para cassação do registro de Silval e Daltro, mas sim multa para Éder e a assessora. “Todavia, em que pese à constatação da utilização da máquina pública, fato que pode influenciar no resultado, por violar o princípio da igualdade entre os candidatos, os fatos trazidos aos autos não tem potencialidade a dar sustentação a um pedido de cassação dos registros de candidaturas”.

O secretário Eder Moraes e a assessora podem recorrer da decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE