Política

Dorner prorroga por mais 10 dias decreto em Sinop mantendo serviços essenciais em funcionamento

O prefeito Roberto Dorner publicou, hoje, novo decreto prorrogando por mais 10 as restrições e mantendo apenas os serviços essenciais em funcionamento como medida contra Covid, que foram determinadas pelo governo do Estado, conforme classificação de risco, no qual o município aparece em ‘muito alto’ para contágio da doença. Agora, as normas continuam valendo até o dia 16 deste mês, incluindo todos os protocolos de Saúde/

Uma das determinações impostas é a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nos locais de venda, ainda que esteja dentro dos horários permitidos para funcionamento dos estabelecimentos. A determinação também passa a valer em Sinop, já a partir deste quarta-feira. Isso se deve ao município estar obrigado a aplicar medidas mais restritivas no combate a pandemia. Vale lembrar que parques infantis e academias ao ar livre permanecem interditados e as barreiras sanitárias em vigor.

O novo documento está de acordo com as determinações contidas no decreto estadual, que fixa normas, regras e diretrizes aos municípios para adotarem medidas restritivas para prevenir a disseminação da Covid. As atividades que podem continuar em funcionamento, dentro dos horários determinados pelo Estado, são aquelas que já estavam abertas nos últimos 10 dias, considerando decreto Federal, que define os serviços públicos e as atividades essenciais.

Ontem, conforme Só Notícias já informou, a Procuradoria Geral do Estado confirmou que as medidas restritivas impostas pelo governo estadual, no último dia 25, seguem valendo. De acordo com a PGE, o decreto não estabelece data e sim índice de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva, ou seja, enquanto a taxa de ocupação se mantiver superior a 85%, as restrições seguem em vigência.

Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)