quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Dorner garante apoio político para contribuir com Hospital de Amor em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) destacou, esta manhã, importância da construção do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso, que é uma extensão do Hospital de Amor de Barretos (SP) e que, a partir do funcionamento, contribuirá no tratamento de pacientes com câncer de Sinop e região. “Sinop, o Médio Norte e o Norte de Mato Grosso estão recebendo um grande presente. Economizar tempo e distância para que o tratamento aconteça, de maneira igual à Barretos (SP), aqui em Sinop. Nós estamos aqui, agradecendo a Deus por este momento, prontos para receber o instituto e que ele possa fazer esse grande trabalho, que faz lá em Barretos, e em outros lugares também”, disse o gestor, durante o evento realizado na câmara de vereadores, que marcou o início dos trabalhos da unidade em Sinop.

O prefeito afirmo ainda que “tenho que tirar o chapéu para todos vocês que iniciaram esse trabalho e estão concluindo esse trabalho.  Muito obrigada a todos vocês. O que nós pudermos ajudar, junto com nossos políticos, aqui, de Brasília, do Estado de Mato Grosso, para contribuir com o hospital do câncer, nós vamos estar prontos sempre”, destacou o gestor do Executivo Municipal.

O instituto funcionará em um terreno doado para Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção e contará com mais de 2 mil metros quarados. Até o momento, foram investidos cerca de R$ 8 milhões, provenientes de variadas doações. Estima-se que até a conclusão da obra, mais R$ 12 milhões ainda sejam necessários. Enquanto isso, o funcionamento do instituto ocorre em uma unidade provisória.

Além do início dos trabalhos do Instituto no município, hoje também ocorreu o lançamento do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo Uterino e de Mama, desenvolvido entre a AVIP e o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires, que consiste na oferta de exames de mamografia e papanicolau (preventivo), gratuitamente, para as moradoras. Os exames são realizados no Caminhão do Amor, que até a próxima sexta-feira, deve disponibilizar 56 exames diários de Colo Uterino (Papanicolau/preventivo) para mulheres entre 25 a 64 anos e, também, 60 mamografias por dia, destinadas a mulheres entre 45 e 69 anos.

Os atendimentos serão em frente à Central Municipal de Regulação, localizada na rua dos Eucaliptos, no centro das 8h às 17h. Os resultados serão disponibilizados posteriormente nas Unidades Básicas de Saúde de referência da moradora, para que ela possa dar continuidade ao tratamento se necessário.

Os trabalhos, que são desenvolvidos com apoio da prefeitura por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social, tem como objetivo ampliar a busca ativa, prevenir e possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de Colo Uterino e de Mama, e é realizado no sistema livre demanda (entrega de senhas para melhor organização de fluxo), sem necessidade de encaminhamento médico. É necessário apenas a apresentação dos documentos pessoais e do cartão SUS.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE