quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeito confirma que não terá carnaval popular em Sinop por conta da Covid

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo - atualizada 19:42h)

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que o carnaval popular, cujo calendário nacional, é dia 16 do próximo mês, não será realizado em Sinop. Um dos motivos são os casos de Coronavírus. “Não vai acontecer o carnaval popular”. Sobre eventos particulares de carnaval, a prefeitura vai solicitar que os organizadores compreendam o momento para não realizar as festas. Os organizadores devem apresentar uma nova data para ser debatida com a prefeitura.

A decisão de Dorner vai de acordo com as medidas de segurança tomadas também por grandes centros que decidiram por cancelar ou adiar a data de carnaval por conta da Covid.

No ano passado, Sinop também não teve carnaval e foi o sexto ano consecutivo sem a festa popular por não ter planejamento orçamentário. No último ano de mandato do ex-prefeito Juarez Costa (MDB), a tradicional festa também não foi realizada. A justificativa foi a economia de cerca de R$ 500 mil, que foram remanejados para outras ações.

Em 2014, por outro lado, a secretaria de Cultura atribuiu o cancelamento da festa popular ao governo estadual. Naquele ano, a previsão era que o Estado bancasse 80% e o município, 20%, no entanto, por falta de verbas, a ideia não saiu do papel. Em 2013, último ano em que o carnaval foi realizado, cerca de 45 mil pessoas marcaram presença nas quatro noites e duas matinês, conforme balanço divulgado na época.

Conforme Só Notícias já informou, no boletim epidemiológico divulgado, ontem, no início da noite, a secretaria estadual de Saúde detalhou que o Hospital Regional de Sinop teve aumento na ocupação das Unidades de Terapia Intensiva exclusivas para tratamento de Coronavírus, e está em 89,47% (estava em 78,95%). São 19 pactuadas e apenas duas estão disponíveis para receber pacientes.

Já na situação geral da rede pública em Mato Grosso houve novo aumento no percentual, de 60,05 para 62,78%. Ao todo, há 403 pactuadas e atualmente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE