O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) começou uma verdadeira operação de guerra para acelerar a execução de obras rodoviárias consideradas essenciais para potencializar o escoamento da safra agrícola de Mato Grosso que promete ser uma das maiores de todos os tempos, além de anunciar o lançamento de novas frentes e principalmente a duplicação entre Rondonópolis até Posto Gil, passando por Cuiabá e Várzea Grande, além de outros municípios.
Estima-se em R$ 1,8 bilhão o volume de recursos já assegurados pela presidente da República, Dilma Rousseff quando da participação na inauguração do maior Terminal Ferroviário da América Latina em Rondonópolis no mês passado.
O diretor executivo do Dnit, Tarcísio Gomes de Freitas, o segundo na hierarquia do órgão depois do seu diretor-geral, o general Jorge Fraxe, acompanhado pelo superintendente regional em Mato Grosso, Luís Antônio Garcia, fizeram o anúncios das licitações de trechos das BRs 163/364 da Serra de São Vicente até Cuiabá e de Cuiabá até Rosário Oeste e que deverá ter os resultados conhecidos ainda neste mês e a licitação das obras de duplicação em 25 km da BR-163, no perímetro que liga Rondonópolis ao Complexo Intermodal da Ferronorte.
Essas obras foram inclusas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para não sofrerem nenhum tipo de contingenciamento. "As coisas estão caminhando", disse Luís Antônio Garcia.
Outra obra considerada essencial e que se tornará importante para que a produção agrícola do Médio Norte ganhe a Ferrovia Norte Sul é das BRs 242 e 080 que cortam a 158. Essas obras ligam as regiões produtoras do nordeste, do leste e do Vale do Xingu à ferrovia norte-sul e ampliam consideravelmente a capacidade de escoamento da safra agrícola a um custo/frete menor.