sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Dirceu apresenta nova defesa e ataca relator de processo

PUBLICIDADE

deputado José Dirceu (PT-SP) apresentou nesta sexta-feira o “contra-relatório” com a defesa que será apresentada no Conselho de Ética da Câmara na próxima semana, quando será julgado o pedido de cassação de seu mandato. Dirceu partiu para o ataque e tentou desqualificar não só o relatório, mas também as ações do relator de seu processo, deputado Julio Delgado (PSB-MG).

Durante a coletiva em que apresentou sua defesa, o ex-ministro chegou a desenterrar uma denúncia contra Delgado, na qual ele é acusado de ter comprado um carro usado com recursos da verba de gabinete da Câmara.

“Se fosse para levar em conta notícia de imprensa o relator teria que explicar a compra de um carro no mês de maio. Não podemos utilizar notícias como provas.”

Dirceu disse que considerou uma “covardia” o relatório de Delgado, que associou o crescimento das bancadas às audiências que ele concedia a parlamentares quando era ministro-chefe da Casa Civil.

Segundo o ex-ministro, sua função na Casa Civil era justamente receber os presidentes e líderes dos partidos. “Os partidos crescem ou diminuem por motivos político-eleitorais, mas isso não depende de audiências com ministros.”

Dirceu disse ainda que Delgado já mudou de partido duas vezes, e que isso não teria sido por causa do “mensalão”.

O deputado fez uma relação dos 12 principais pontos de vulnerabilidade e inconsistência no relatório de Delgado e acusou mais uma vez o relator de ter agido mal ao pinçar partes de documentos e depoimentos retirando-os do contexto. ‘O relator me acusa de ser o mentor do mensalão e de ter relações com os bancos BMG e Rural. Não existe mensalão, nada está provado. Ele se baseia em notícias, em evidências, não em fatos’, disse.

Em seu “contra-relatório”, o deputado petista afirmou que o relator usou jurisprudência falsa para sustentar a tese de que deputados teriam sido cassados por atos praticados fora do exercício do mandato.

Ao comentar o fato de que na sua opinião, o relator afirma “que eu tinha que saber dos empréstimos, do mensalão”, Dirceu questionou mais uma vez o comportamento de Delgado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito autoriza início de obras de praça em Matupá; R$ 1,9 milhões

O prefeito Bruno Mena anunciou hoje o início das...

Matupá investirá R$ 2 milhões em equipamentos a unidades públicas

A prefeitura vai licitar, dia 13 do próximo mês,...

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...
PUBLICIDADE