quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Embaixadores de 6 países conhecem em Sinop ações de manejo sustentável das florestas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

Embaixadores dos Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Equador e Finlândia estiveram em Sinop, ontem, para participação na terceira edição do “Dia na Floresta”. O evento, que tem como finalidade apresentar a sustentabilidade e organização do setor de base florestal de Mato Grosso, é promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (CIPEM), Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal e secretaria estadual de Meio Ambiente (SEMA).

A programação teve ciclo de palestras e visita técnica a uma área de manejo florestal, uma fazenda a cerca de 50 quilômetros de Sinop, que já está em seu segundo ciclo exploratório. O presidente do CIPEM, Rafael Mason, destacou que esta é uma importante oportunidade para que o manejo sustentável das florestas seja conhecido.

“Este segmento econômico ganha ainda mais força apresentando seus processos e respeito com o meio ambiente, principalmente nesta edição, em que foi apresentada a execução em uma área de 2º ciclo, confirmando na prática a sustentabilidade da atividade.”, observou.

Falando sobre “a sustentabilidade da produção florestal de Mato Grosso”, a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, apresentou como o Governo do Estado está gerindo a questão florestal do maior produtor de madeira nativa do país. Ela destacou ainda que atualmente existem 860 empreendimentos cadastrados nos segmentos de beneficiamento, industrialização e desdobro de madeira.

Quanto à gestão de resultados da Sema, a secretária demonstrou que que houve redução de 56% no tempo médio de liberação de processos florestais, contabilizando atualmente prazos 45% abaixo do período legal de 180 dias. “Em dezembro de 2018 a média era de 230 dias. Esse número chegou a 100 dias em dezembro do ano passado”, comemora.

Durante a apresentação, a secretária de Meio Ambiente também demonstrou o Programa Carbono Neutro. Segundo ela, “o Programa tem a meta voluntária de redução de 80% das emissões de gás carbônico até 2030 e 100% em 2035. É uma integração entre o programa, estratégias do Governo de Mato Grosso e do setor privado para produção sustentável e de baixas emissões”.

O diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Floresta do Ibama, João Pessoa Riograndense, mostrou dados nacionais sobre o manejo florestal sustentável. O diretor frisou que a produção anual de madeira nativa gira entre 9 e 11 milhões de metros cúbicos e que 88% da produção é proveniente de Planos de Manejo Florestal Sustentável. Mato Grosso é responsável por 85% da produção sustentável de madeira, seguido do estado do Pará, com 28,2% e Rondônia, 19,8%.

Quanto ao mercado internacional, Riograndense disse que 10% dos produtos madeireiros são exportados países como Estados Unidos, França e China. Após as apresentações a comitiva seguiu para uma área de floresta manejada em exploração já no segundo ciclo, ou seja, foi possível conhecer in loco a área que passou por colheita há pelo menos 25 anos após a colheita primária.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE