sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Desfile cívico em homenagem aos 286 anos de Cuiabá

PUBLICIDADE

A Avenida Getúlio Vargas, em frente à Praça Santos Dumont, foi hoje de manhã palco do desfile cívico-militar e de homenagens ao aniversário dos 286 anos de fundação de Cuiabá, uma das capitais mais antigas do país. Cerca de 900 pessoas, entre alunos de escolas públicas e particulares e soldados do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros participaram do desfile, que teve início às 8 horas. O prefeito Wilson Santos e a primeira-dama Adriana Bussiki participaram da apresentação, ao lado da vice-prefeita Jacy Proença, secretariado e convidados. O governador Blairo Maggi não se fez presente.
     
O público não deixou de prestigiar o evento, apesar do forte calor e do feriado municipal nesta sexta-feira. Em frente à Praça Santos Dumont foi montado um palco, onde as autoridades convidadas para o desfile assistiram às apresentações. O evento foi aberto com a execução do hino de Cuiabá na voz da cantora e musicista Edienes Hadassa. Em seguida teve início o desfile, com a apresentação do Exército brasileiro, através das companhias e batalhões com sede na Capital.
     
A 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª BIMz), em nota de esclarecimento, informou que a ausência de instrumentos de percussão em sua banda militar, foi devido ao luto oficial decretado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pela morte do papa João Paulo II. Logo após o Exército foi a vez da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Escola Militar Tiradentes e Corpo de Bombeiros, que levou para a avenida sua corporação, assim com os veículos e equipamentos usados nas ações de resgate e de primeiros-socorros.
     
Daí seguiram a Escola Nova Pedagogia, localizado na Morada da Serra; projeto “Siminina”, a Cooperativa dos Servidores do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cooperar) e Escolas Estaduais “Liceu Cuiabano” e “Presidente Médice”. Esta última foi a primeira escola, cuja banda executou uma música regional “Pixé”, do compositor Pescuma. A Escola Municipal de Educação Básica “Onofre de Oliveira” desfilou com 50 alunos, com idades entre dez e 14 anos.
     
“Eu gosto muito de participar do desfile. Pedi para os professores me selecionarem. Agora, quero desfilar todos os anos enquanto estiver estudando”, afirmou o aluno Anderson de Souza, 11 anos, um dos componentes da fanfarra da escola. Outras escolas também marcaram presença, tais como o Salesiano São Gonçalo, Escola Estadual “André Avelino” e Escola Estadual “Padre João Panarotto”, dentre outras.
     
Os participantes fizeram um percurso de mais de um quilômetro pela Avenida Getúlio Vargas durante uma hora e meia de desfile. O prefeito Wilson Santos reforçou a idéia de que a capital é merecedora de uma festa muito maior, mas que o momento atual é de muito trabalho. “Há muito a ser feito. Estamos retribuindo a confiança depositada em nós para administrar Cuiabá com muito trabalho e dedicação. È dessa forma que homenageamos esta cidade quase tricentenária, de um povo religioso, hospitaleiro e que adora festa. Parabéns ao povo cuiabano pelos 286 anos de Cuiabá”, disse.
     
Entre as autoridades presentes no evento estavam o ex-governador do Estado, Dante de Oliveira, o deputado estadual Carlos do Nascimento, vereadores, lideranças comunitárias e partidárias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...
PUBLICIDADE