Estudo nacional da Serasa revela que a proporção de cheques devolvidos por falta de fundos aumentou em fevereiro de 2005.
Após três quedas consecutivas , o indicador registrou uma alta de 3,2% sobre janeiro. Foram devolvidos 15,8 cheques a cada mil compensados, enquanto janeiro registrou 15,3 cheques devolvidos por mil compensados.
De acordo com o levantamento, em fevereiro deste ano, em todo o país 153,4 milhões de cheques foram compensados, sendo 2,42 milhões devolvidos por insuficiência de fundos.
Já em relação a fevereiro de 2004, houve queda na inadimplência. Naquele mês, foram devolvidos 16 cheques sem fundos por mil compensados. Na relação com o mesmo mês de 2005, a diminuição no volume de cheques sem fundos foi de 1,25%.
Segundo os técnicos da Serasa, os resultados verificados no indicador de cheques devolvidos são influenciados por fatores que refletem o atual momento da economia do país, em especial os recentes movimentos no mercado de trabalho e na renda disponível. Por um lado, em fevereiro de 2005, houve uma alta no nível de desemprego do país, mantendo o comportamento sazonal típico do início de ano, mas em patamares melhores que no mesmo período do ano passado. O pequeno aumento na renda real, por outro lado, contribuiu para manter uma relativa capacidade de pagamento das famílias.