terça-feira, 28/maio/2024
PUBLICIDADE

Deputados questionam secretário sobre paralisação de obras no interior

PUBLICIDADE

Apesar de serem da base aliada do governo Blairo Maggi (PPS), os deputados que compõem a bancada do PFL, na Assembléia Legislativa, demonstram insatisfação com as ações do Estado em relação à continuidade de obras nas principais regiões do interior.
O deputado Humberto Bosaipo (PFL) é autor de dois requerimentos aos secretários Vilceu Marchetti da Secretaria de Infraestrutura (SINFRA ) e Márcia Gebara da Promoção Social (PROSOL), que solicita esclarecimentos dos secretários sobre aplicação dos recursos destinados para atender projetos de obras nas estradas estaduais e ações sociais no estado.

Bosaipo disse que, embora a SINFRA esteja sob o comando do PFL, isso não lhe tira autonomia parlamentar de questionar a administração do orçamento da pasta, que no final do ano passado foi entregue aos aliados de Blairo Maggi com suspeita de despesas estouradas, o que tem deixado dúvidas sobre a continuidade de obras nos municípios de Mato Grosso.

“Não quero saber se a pasta é do partido. O que interessa é como está funcionando a liberação de recursos para obras no estado que estão paradas e outras sem previsão de iniciar”, questionou o deputado que reivindica a aplicação do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (FETHAB) em sua base eleitoral, o Araguaia.

As declarações ocorreram em companhia de um grupo de lideranças políticas e vereadores do Araguaia, durante inauguração do novo espaço do Credilegis, na Assembléia Legislativa. “A minha região não tem sido atendida pelo Fethab”, afirmou Bosaipo. Os vereadores reiteram as reclamações do parlamentar alegando que as estradas em Ribeirão Cascalheira e São Felix do Araguaia correm risco de ficarem intransitáveis nos próximos meses, períodos de chuvas.

Menos crítico, o ex-chefe da Casa Civil do governo Maggi, deputado Joaquim Sucena (PFL) acredita na existência de discrepâncias entre as bases e o governo devido a uma série de dificuldades para a obtenção de recursos do fundo e outras verbas oriundas da União, além de entraves de ordem documental e de má gestão passadas. “A base responde diferenciada. As coisas poderiam estar melhores, mas apresentam dificuldades”, amenizou Sucena.

O presidente da Casa, deputado Silval Barbosa (PDMB) não acredita no estrangulamento dos recursos do FETHAB. Segundo ele, o governo tem atendido as regiões com força-tarefa de patrulhas mecanizadas. Na região Norte, Silval disse que a verba tem chegado e atendido os municípios com a manutenção, conservação e até pavimentação de estradas. O parlamentar desmistificou propagações de que o governo estaria atendendo somente regiões produtoras de grãos. “Estão sendo feitos rodízios nos municípios”, afirmou.

Nota – Problemas de agenda impediram a presença de Márcia Gebara na semana passada, quando seria submetida a sabatina para responder a perguntas dos deputados. Esta semana, a secretária encaminhou respostas sobre os investimentos feitos pela Prosol na área social do governo. O relatório está nas mãos do deputado Humberto Bosaipo, que afirmou estar analisando o documento. O secretário Vilceu Marchetti deve comparecer à Assembléia nesta quinta-feira (20) para a sabatina.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: prefeito confirma retomada do programa Arranca Safra

As melhorias nas estradas vicinais, através do programa Arranca...

Prefeito inaugura dia 7 uma das maiores escolas em Nova Mutum

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, confirmou que...

Aprovada concessão para construção de estacionamento exclusivo para caminhões em Lucas

A câmara de vereadores aprovou, esta manhã, por unanimidade,...
PUBLICIDADE