O presidente da comissão do Zoneamento Sócio Econômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE), Dilceu Dal”Bosco (DEM), disse que a expectativa é que o projeto seja aprovado ainda em março na Assembleia Legislativa. Também para este mês recaí a expectativa de sanção pelo governador Blairo Maggi. A proposta ainda precisa ser submetida a três votações antes de ser encaminhada ao governo.
Conforme Dal”Bosco, a tentativa de obter a aprovação pelos próximos dias deve-se ao fato de enviar o projeto a Maggi antes dele renunciar o governo, no próximo dia 31 para ser candidato ao Senado. “Tudo está programado para que o Maggi possa sancionar o projeto antes de sair. Isto caso não tenhamos problemas”, declarou o deputado, ao Só Notícias.
Dilceu argumenta ainda que a sanção da proposta por Maggi pode agilizar o processo de apreciação do projeto de zoneamento junto aos órgãos do governo federal, a exemplo do Conselho Nacional do Meio Ambiente – do Ministério do Meio Ambiente – para onde a peça precisará ser destinada. “Acreditamos que a assinatura do Blairo tem um peso bastante considerável na discussão do Conama”, acrescenta o democrata.
Recentemente, novos substitutivos foram inclusos ao projeto do zoneamento abordando diferentes aspectos. Entre eles a diminuição das propostas que versam sobre a criação das unidades de preservação no Estado, ampliação das áreas consolidadas, isto é, onde são desenvolvidas diferentes atividades econômicas, além de outras vertentes.
Dal”Bosco garante que a vontade popular está sendo levada em conta no projeto de zoneamento. “Estamos tentando fazer valer a opinião da sociedade civil organizada que nos acompanhou durante as audiências públicas”, concluiu.
A relatoria do projeto de zoneamento está a cargo do petista Alexandre Cezar.