A Secretaria da Cidade abriu uma série de reuniões para discutir a possível mudança no plano diretor municipal no quesito crescimento vertical (construção de prédios), que atualmente determina que as construções poderão alcançar o máximo de 15 pavimentos. “Estamos debatendo a altura dos prédios por conta justamente da demanda, temos a procura da classe empreendedora que está preocupada, ou seja, é sinal que há mercado e essa procura é considerável”, explicou o secretário Mauri Rodrigues de Lima, ao Só Notícias.
Ele informou que haverá uma série de reuniões com engenheiros, arquitetos e representantes do segmento com objetivo de analisar o mercado e a viabilidade das mudanças. A primeira foi na última sexta-feira com a participação de aproximadamente 40 pessoas, incluindo representantes da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Norte de Mato Grosso – AENOR – que, segundo Mauri, propuseram a reunião. A próxima esta marcada para esta terça-feira, às 14h, na sede da secretaria.
Nas reuniões, vários “eixos” serão debatidos. “Quando você fala em crescimento vertical envolve uma série de outras situações como rede de esgoto, água, acesso, área ocupada”, apontou Rodrigues. “É primordial e necessário ser discutido os prós e contras”, acrescentou.
Segundo Mauri, o Executivo mantém a função de organizar as reuniões, analisar as situações apontadas pelo mercado. A efetiva mudança do plano diretor dependerá da aprovação do Legislativo. “Como Poder Público estamos na condição de organizar e ouvir, não vamos emitir opinião, porém que sofrerá mudanças (o plano diretor) é bem provável”, finalizou.
Ainda não há estipulado a quantidade reuniões que deverão ser realizadas, o que segundo o Secretário, dependerá dos avanços nas discussões.