sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Deputados de MT discutem orçamento estadual na próxima semana

PUBLICIDADE

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – CCJR, deputado Walter Rabello (PSD), anunciou a discussão da Lei Orçamentária Anual – LOA 2014 (valor não divulgado) em duas audiências públicas, nos dias 10 e 11, às 15h, no auditório da Assembleia Legislativa, em Cuiabá. Com isso, os parlamentares terão até o dia 17 para apresentar emendas à peça orçamentária, que será apreciada pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária – CFAEO no dia 18 de dezembro. Vetos também entraram na pauta desta terça-feira (03).

O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) voltou a questionar a morosidade na Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema. Disse que a Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis irá se reunir para discutir alternativas que contribuam com melhorias nos serviços oferecidos por essa pasta.

O deputado José Riva (PSD) destacou o sucesso do seminário: Cenários Estratégicos de Mato Grosso, realizado ontem (02), em Cuiabá, agradeceu a participação maciça dos segmentos organizados, palestrantes e debatedores da mesa redonda mediada pela jornalista Mônica Waldvogel.

O parlamentar também questionou a condução da América Latina Logística – ALL, que considera monopolizada, e que acredita num projeto alternativo como o projeto da Ferrovia MT-PA para o escoamento da produção mato-grossense. Na oportunidade, Riva entregou cópia desse projeto ao Conselheiro Comercial da Embaixada da China no Brasil, Wang Qingyuan.

Lembrou que Mato Grosso é um gigante adormecido e com imenso potencial, mas precisa ser mais bem planejado para os próximos 10 anos. "Precisamos ter um processo industrial audacioso, logística mais eficiente, investir em mais modais de transporte, e nesse contexto eu cito a proposta de ferrovia que liga os estados de Mato Grosso e Pará, tudo isso somado com uma legislação mais eficiente, que dê segurança ao empresariado e garantia ao cidadão de que o serviço público será de melhor qualidade, em tempo determinado".

O deputado José Domingos (PSD) também questionou a necessidade de expansão dos modais para o escoamento da produção e alternativas para fomentar a agroindústria.

Líder do Poder Executivo na AL, o deputado J. Barreto (PR) defendeu que muitas ações estão sendo feitas para fomentar as cidades da região Sul. Pediu empenho dos poderes e sociedade organizada para que o setor industrial volte a crescer e tenha condições de aquecer a economia local.

O deputado Alexandre Cesar (PT) indicou ao Governo do Estado a importância de assinar o convênio que assegurará investimentos na ordem de R$ 1,7 milhão para as organizações da economia solidária, que somam aproximadamente 800 instituições. O deputado alertou que o prazo para esse convênio termina nesta quarta-feira (4) e ainda não foi feito o aporte necessário para a consolidação do projeto.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE