O deputado estadual José Riva anunciou audiência, amanhã, às 15h, com o ministro dos Transportes, César Borges, em Brasília. Riva convidou os deputados para a reunião e destacou que na pauta consta a apresentação do projeto, feito pela Assembleia Legislativa, sobre a viabilidade da construção de uma ferrovia para interligar a região Araguaia com o Pará, com traçado partindo de Água Boa até Barcarena, no nordeste paraense.
Também é analisada a possibilidade da ferrovia seguir do município mato-grossense até Marabá, no sudeste do Pará. A ligação com o nordeste seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até o porto de Vila do Conde (Barcarena) e outro até o porto de Espadarte (em Curuçá), que está em projeto de implantação. Lideranças políticas e empresariais de Sorriso solicitaram a inclusão do município na ferrovia por meio de um ramal.
“Essa ferrovia será a redenção da região, por facilitar o escoamento da produção até o Porto de Barcarena. Além disso, poderá incentivar a produção agropecuária na região”, destacou. O convite de Riva foi feito em Aparte ao deputado Baiano Filho que falou sobre a falta de investimentos em logística no estado, especialmente, na Região Araguaia.
Na oportunidade, Riva comemorou o anúncio da chegada dos primeiros vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá. Ao homenagear os defensores da ideia, Riva lembrou que essa é uma discussão antiga e vai melhorar a qualidade do transporte público de Cuiabá e Várzea Grande. “É um legado que o povo mato-grossense jamais esquecerá”, afirmou, ao agradecer o entendimento do governador ao optar pelo modal.
O deputado Zeca Viana (PDT), questionou sobre as péssimas condições da MT-130 e o valor para a sua recuperação. Membro da Comissão de Infraestrutura, disse que é preciso intensificar a fiscalização nessa área. “Precisamos fiscalizar e fazer nosso papel para dar resposta à população mato-grossense”. Em aparte, Rezende requereu à Mesa Diretora para que a Secretaria Estadual de Transportes e Pavimentação Urbana – Setpu apresente todos os projetos de recuperação das estradas já pavimentadas e que serão recuperadas, “para que a Comissão de Infraestrutura possa fazer a análise de todas essas obras”.
O deputado José Domingos (PSD) indicou ações de melhorias para os municípios, inclusive, patrulha agrícola para facilitar a produção oriunda da agricultura familiar. O deputado defende investimentos no setor e considera o trabalho da Empaer como fundamental para que os avanços ocorram.
Sebastião Rezende ainda lembrou a audiência com o governador Silval Barbosa (PMDB), ontem (13) para tratar sobre as dificuldades do Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso, centro de referência da Região Sul e também de outros estados, destacou a importância da unidade hospitalar também na recuperação de drogados.
“Esse hospital faz um trabalho grandioso, com 90 leitos, é uma unidade filantrópica e o governo do estado dá a sua contribuição através da Secretaria Estadual de Saúde, mesmo assim, ainda depende de um incremento financeiro para continuar atendendo os pacientes”. Rezende pediu a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Roseli Barbosa, que inclua a unidade no fundo de erradicação da pobreza.