sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Deputados de Mato Grosso são favoráveis a CPI da Petrobras

PUBLICIDADE

Deputado Eliene Lima 6Numa estratégia costurada com o governo federal, integrantes da bancada federal mato-grossense da base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT), fecharam questão e assinaram o requerimento para criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, devendo se estender aos contratos com metrôs. A ideia, versada pelo deputado Valtenir Pereira (Pros), é impedir que a oposição utilize as investigações para fins eleitoreiros. A construção dessa tática permitirá aos governistas colocar sob crivo dessa e possivelmente de outras CPIs em discussão, líderes da oposição, num embate aberto provocado pelas eleições de 2014. Coordenador da bancada federal, Eliene Lima (PSD), que assinou a CPI da Petrobras, ressalta que “a busca das investigações é sobretudo pela transparência das ações e no sentido de dar respostas à população diante dos apontamentos sobre o setor”.

Ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), avisou que o requerimento em favor da CPMI será lido na sessão do Congresso, prevista para o dia 15 deste mês. A oposição pleiteou a realização de sessão urgente para deliberação do tema. Nesse contexto, líderes do PMDB também acenam pelo aval a constituição da comissão.

Valtenir Pereira lembrou que “assim como é preciso constituir uma CPI para investigar a Petrobras, também é natural que se criem outras comissões de investigação sobre vários setores que precisa passar pelo crivo do Congresso”. É uma seara recheada de questionamentos, como os relativos à aquisição, manutenção e operação de trens, metrôs e sistemas auxiliares em São Paulo e Distrito Federal. A oposição se manifestou, com interpretação de suposta manobra do Palácio do Planalto para desviar o foco da CPI da Petrobras.

Eliene Lima disse que o assunto deve ser pacificado entre os representantes da bancada. “Temos uma meta maior no Congresso que é de unir os esforços em torno dos assuntos de inte- resse da população. Mesmo fazendo parte dos partidos que estão na base de sustentação do governo federal, temos o compromisso de participar de apoiar a exposição do que está acontecendo”, assinalou. Valtenir reiterou a mani- festação favorável de líderes do Pros, para “colaborar para com as investigações”. Acrescentou ainda que a meta é assegurar “um amplo grupo de trabalho no Congresso Nacional, para que sejam criadas quantas CPIs forem necessárias para a exposição geral do que vem ocorrendo no país e não somente em uma estatal”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE