Inflação e juros altos, associados ao menor crescimento da massa salarial, contribuirão para um crescimento menor nas vendas de Páscoa em 2014. Nem mesmo o segmento de alimentação, principal beneficiado com a celebração da data, espera um desempenho expressivo este ano. Em Mato Grosso, o comércio atacadista de alimentos aposta num incremento máximo de 4% nas vendas sobre 2013. O índice acompanha a projeção divulgada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) de 3,5% de crescimento nas vendas a prazo para o período. Se confirmada a previsão será o resultado mais fraco dos últimos 4 anos, já que em 2010 o crescimento foi de 4,5%. Em 2013, as vendas subiram 5,31% na semana da Páscoa. O índice é calculado com base nas consultas para vendas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) nos 7 dias que antecedem o início do feriado de Páscoa, entre o domingo de Ramos e o sábado de Aleluia. Em 2014, o período se estende de 13 a 19 de abril.
Segundo o presidente da Associação Mato-grossense dos Atacadistas e Distribuidores (Amad), Sérgio Gomes, a elevação nos preços do chocolate, um dos produtos mais procurados nessa época, contribui para a freada no consumo. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revelou que, em comparação com os preços praticados em 2013, os ovos de Páscoa apresentam alta de 7,9% este ano e os chocolates em geral acumulam aumento de 5,4%.
“No nosso Estado, outro fator que vai interferir nas vendas do atacado é a dificuldade de logística nessa época do ano, que está atrapalhando as entregas e provo- cando perdas de estoque”. Na intenção de economizar, a universitária Rafaeli Marques, 32, tem optado por comprar os produtos necessários para confeccionar os ovos de chocolate em casa. Assim, ela calcula que tenha reduzido em quase 50% os gastos na hora de presentear a família. “Faço isso há 3 anos”.