sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Deputado quer proibir construção de usinas hidrelétricas no rio Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/Marcos Lopes)

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) propôs, através de projeto de lei proibir a construção de usinas hidrelétricas em toda extensão do rio Cuiabá. A proposta está tramitando nas comissões permanentes e não há previsão de quando será votada em plenário. Wilson aponta que as hidrelétricas são as principais fontes de energia elétrica no Brasil e respondem por mais de 80% da oferta, tendo inegável importância no processo de desenvolvimento, da industrialização, da consolidação da agroindústria e dos serviços.

“É irrefutável que as hidrelétricas são fundamentais para a vida do país, e continuará sendo a principal fonte de eletricidade. De outro lado, por muitos anos, a energia gerada por hidrelétricas foi tida como limpa, já que não possui efeitos similares aos de energia nuclear ou das termoelétricas”, consta, em um dos trechos do projeto.

A assessoria acrescenta que é argumentado que os impactos sociais das hidrelétricas também são visíveis com o deslocamento das populações ribeirinhas e indígenas. “Essa prática acaba acarretando problemas à fauna e a flora local, como a destruição da vegetação natural, assoreamento do leito dos rios, desmoronamento de barreiras, extinção de certas espécies de peixes e torna o ambiente propício a transmissão de doenças como malária e esquistossomose”, defende o parlamentar.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...
PUBLICIDADE