PUBLICIDADE

Deputado propõe lei para coibir violência no trânsito em MT

PUBLICIDADE

O deputado Ondanir Bortolini, "Nininho" (PR), propôs, via projeto de lei, a criação de comitês denominados "Tolerância Zero contra a Violência no Trânsito de Mato Grosso". O objetivo é promover a conscientização da população sobre a importância da segurança no trânsito, nas cidades mato-grossenses. "Precisamos contribuir para a redução dos acidentes no trânsito que está sem controle por imprudência dos condutores de veículos".

Pela proposta, competirá aos comitês informar à população sobre a prática de ações preventivas com vistas à redução do número de acidentes no trânsito; realizar periodicamente campanhas de educação no trânsito e promover juntamente com o poder público, as empresas e as entidades civis do município atendimentos, palestras e outras atividades que visem a conscientização da população e à redução dos índices de acidentes de trânsito.

Em um dos artigos do projeto de lei, os comitês em suas ações serão independentes do poder público, mas trabalharão em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá e o Detran-MT e terão como parceiros no mínimo três e no máximo dez membros, que serão indicados pelos seguintes segmentos: sociedade civil organizada; Organizações Não Governamentais – ONGs; Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscips; as universidades; a Secretaria Estadual da Saúde.

Segundo o deputado, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que – proporcionalmente ao total da população – Mato Grosso foi o estado brasileiro com o maior índice de mortes de homens em acidentes de trânsito. O levantamento foi divulgado na Conferência RIO+20, na cidade do Rio de Janeiro.

Para cada grupo de 100 mil pessoas, cerca de 58 homens morreram nas rodovias de Mato Grosso, conforme o estudo feito pelo instituto em 2009. Esse índice colocou o estado em primeiro lugar no ranking nacional de ocorrências que culminaram em mortes masculinas.

Já quanto ao índice de morte de mulheres no trânsito, o estado ficou em terceiro lugar, com 12,8 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. O estado ficou apenas atrás apenas dos estados de Roraima (16,1) e Tocantins (13,8), segundo a pesquisa.

De acordo com informações repassadas pelo Núcleo de Acidentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a falta de respeito às leis de trânsito ainda é a maior causa de acidentes graves. Somente este ano já foram 110 mortes nas cinco BRs que passam por Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre mãe do vice-governador; Mauro e Virgínia manifestam pesar

O governo de Mato Grosso confirmou o falecimento de...

Mauro Mendes diz que Jayme tem preferência na disputa ao governo com fusão União-PP

O governador Mauro Mendes afirmou que, pela sua trajetória...

Renúncia fiscal em Mato Grosso soma R$ 22,4 bilhões, segundo relatório

O Relatório Anual de Desempenho dos Programas de Incentivos...
PUBLICIDADE