Com a finalidade de debater a perspectiva da nova reforma administrativa, quanto à política da ciência e tecnologia de Mato Grosso, o deputado Leonardo Albuquerque (PSD) requereu duas audiências publicas. Em Cáceres, a audiência está marcada para esta sexta-feira (8), às 19h, na câmara. Em Cuiabá, será realizada no dia 12 deste mês, às 14h, na Assembleia Legislativa.
Muito tem se especulado a respeito do conteúdo da nova reforma administrativa do Estado, que deverá ser encaminhada pelo Poder Executivo ao Legislativo. Dentre tais especulações, se cogita a possível extinção da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), responsável pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e o Fundo de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).
Preocupados com a situação, os professores da Unemat de Cáceres procuraram o deputado, que requereu a audiência como forma de debater com os demais docentes, alunos e a sociedade científica. “Situação esta que, caso confirmado, poderá acarretar consideráveis mudanças nas atividades institucionais das universidades particulares e públicas”, disse o professor Luiz Jorge Brasilino Silva.
A professora Edna Sampaio destacou que a instituição quer entender qual o projeto que o Estado tem para o desenvolvimento de pesquisa em Mato Grosso, uma vez que, segundo ela, não houve nenhum diálogo com a instituição. “Quais as consequências que essa reforma vai trazer para a ciência e tecnologia de MT? Precisamos discutir para compreender o que o governo quer e qual a proposta, caso haja a possível extinção da Secitec, pois, nós precisamos de uma política de desenvolvimento científico, que apoie os projetos de pesquisas, a pós-graduação. Somos professores para desenvolver pesquisas, captar recursos, senão, para que nós fizemos mestrados e doutorados, se MT vai se abdicar de uma política aqui”.