PUBLICIDADE

Deputado pede que Mato Grosso crie Central de Telemedicina 24 h para combater Covid-19

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: assessoria/arquivo)

O governo de Mato Grosso pode adotar a telemedicina como aliada ao combate ao novo Coronavírus. A proposta foi feita ao governador Mauro Mendes (DEM) pelo deputado estadual doutor Gimenez (PV), que é médico e defende a criação de uma Central de Telemedicina 24 horas para oferecer atendimento à população, nos casos considerados mais leves, a partir de teleconsulta, teleorientação e telemonitoramento. O pedido foi por meio de indicação aprovada na Assembleia Legislativa, já encaminhada ao Poder Executivo e o deputado aguarda resposta.

O parlamentar lembrou que o Conselho Federal de Medicina (CFM) já reconheceu a possibilidade e a eticidade na utilização deste mecanismo de atendimento, em caráter excepcional e enquanto durar a batalha no combate ao Covid-19, para poupar vidas. “O ministério da Saúde nos informou que mais de 90% dos casos apresentarão sintomas leves, e que podem ser tratados em postos de saúde ou na própria residência, com a ajuda da telemedicina, o que inclusive vai ajudar muito na não propagação do vírus nos hospitais e clínicas médicas”, apontou o deputado estadual Dr. Gimenez (PV).
Doutor Gimenez ressaltou que, além de ampliar o atendimento à população, a medida resguarda os médicos do risco de contaminação com o atendimento presencial.

“A iniciativa visa ainda proteger os profissionais de saúde, sobretudo os médicos, de se contaminarem durante os atendimentos que poderiam ter sido feitos remotamente, um exemplo é da Comissão Nacional de Saúde da China, que informou que mais de 1,7 mil profissionais da saúde foram infectados pelo vírus no ambiente de trabalho”, acrescentou.
O deputado, que é do grupo de risco (68 anos e cardíaco), trabalha desde o dia 23 de março, conforme orientação da Assembleia Legislativa, de casa (remotamente – online) para evitar qualquer tipo de contágio. “Neste momento, trabalhamos com prevenção, pois estamos no momento mais delicado da pandemia”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE