PUBLICIDADE

Deputado federal diz que Temer não vai liberar FEX este ano para Mato Grosso

PUBLICIDADE

O presidente do PMDB em Mato Grosso, deputado federal Carlos Bezerra, afirmou que o presidente Michel Temer (PMDB) descartou a liberação do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) deste ano para o Estado. O deputado, que esteve reunido com o presidente e o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse ter feito um apelo por Mato Grosso, mas ouviu do próprio presidente que nenhum Estado receberá os valores. "A União não tem condições de realizar os repasses. Foi o que admitiram o ministro Padilha e o presidente Temer".

Segundo Bezerra, no momento em que deixava o gabinete, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), chegou pedindo também a liberação do recurso para o estado dele e ouviu "não" como resposta. Ele aconselha o governador Pedro Taques (PSDB) a não contar com os R$ 420 milhões que Mato Grosso tem direito para, por exemplo, usar no pagamento da folha salarial dos servidores. "Este repasse está fora de cogitação".

O parlamentar desconhece qualquer previsão de prazo sobre o repasse do FEX referente ao ano de 2016, que deve chegar a quase R$ 2 bilhões considerando estados, Distrito Federal e municípios.

O governador Pedro Taques (PSDB), nos últimos meses, esteve várias vezes em Brasília onde se reuniu com o presidente Temer e o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, além de outras autoridades ministeriais para cobrar a quitação do FEX.

Em todas as reuniões, conforme anunciou o governador no retorno a Mato Grosso, as sinalizações haviam sido positivas quanto a liberação dos valores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE