O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso vota na próxima segunda-feira (17), recurso do deputado federal reeleito Ságuas Moraes (PT), contra reprovação das contas de campanha do ano passado. O teor completo não foi divulgado, mas uma das alegações é que não houve oportunidade de se manifestar à respeito de novas falhas apontadas no relatório conclusivo. O relator, juiz-membro Lídio Modesto Carvalho, determinou que a Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria da Corte se manifeste.
As contas de Ságuas foram reprovadas em dezembro do ano passado. Entre as irregularidades apontadas constam a falta de lançamento de despesas com energia elétrica e água, além da não identificação de doadores em recibos eleitorais. Ele foi o quarto deputado federal mais votado de Mato Grosso ao receber 97.858 votos.
Em nota, anteriormente, Ságuas informou afirmou “não entender o porquê da reprovação tendo em vista que as falhas apontadas fizeram parte de uma diligência eleitoral, que foram respondidas pela campanha há cerca de dez dias”. Destacou que referente às despesas de água, luz, telefone, alimentação todas foram declaradas. “Todos os dados e documentos em relação ao administrador da campanha e os serviços prestados por ele foram apresentados”. Frisou ainda que usou veículo próprio e todos os dados referentes ao automóvel e sua utilização na campanha foram declarados.
Ságuas declarou ao Tribunal Superior Eleitoral ter arrecadado pouco mais de R$ 993,4 mil de pessoas físicas e jurídicas. Contudo, informou que os gastos atingiram R$1,1 milhão.