Em audiência pública, realizada no final de semana em Guarantã do Norte, os deputados Silval Barbosa, presidente da Assembléia Legislativa, Dilceu Dal Bosco (PFL) e Pedro Satélite (PPS) viabilizaram a construção de um hospital público no município. A iniciativa é o resultado de uma ampla discussão entre os poderes constituídos e contou com a participação do secretário Adjunto de Saúde, Antônio Augusto de Carvalho, que assegurou o início da obra, que terá 36 leitos, ainda neste ano.
Silval explicou que a próxima etapa da reunião acontece em Cuiabá, quando será definida a liberalização de recursos para a aquisição de equipamentos, que serão assegurados no Orçamento Geral do Estado (OGE). “Vamos criar condições necessárias de saúde, que atendam a demanda da população de Guarantã do Norte. Em curto prazo teremos o hospital funcionando”, afirmou Silval.
Carvalho, que representou o secretário de Saúde, Marcos Machado, durante a audiência, informou que a construção do hospital deve ficar em torno de R$ 1,5 milhão. Segundo ele, o Estado tem dificuldades em viabilizar a aquisição de equipamentos e a manutenção hospitalar. “Sem o apoio da Assembléia Legislativa não conseguiríamos atender o pedido da população”, destacou o secretário.
De acordo com o deputado Pedro Satélite, a instituição terá uma arquitetura moderna. “Esta reunião, que é o resultado da vontade popular, vai presentear o município com hospital novo e moderno. Para isso, vamos garantir emendas ao orçamento estadual para a efetivação da obra. Nossa prioridade é promover saúde pública com qualidade e fácil acesso”.
O hospital vai oferecer os serviços de clínica médica, pediatria, ortopedia, ginecologia e maternidade. Técnicos, arquitetos e engenheiros do Executivo devem começar a averiguação do local, onde será construído o hospital, em breve. “Acreditamos que em três meses a fase inicial seja concluída para o início da construção”, disse Carvalho.
Ele informou também que o hospital terá laboratórios de análises clínicas. “A população poderá contar com saúde básica de qualidade e fácil acesso”, complementou. A cidade possui cerca de 30 mil habitantes.
Ao ressaltar o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em investimentos à saúde pública do Estado, Dal´Bosco argumentou que a obra deve ser inaugurada em 2006. “O hospital vai dar dignidade à população. Mais uma ação que valoriza o povo mato-grossense”.
Para o prefeito da cidade, José Humberto Macedo (PFL), os 36 novos leitos hospitalares diminuirão significativamente as dificuldades de saúde da região. No entanto, é preciso que todo o empenho do Legislativo estadual continue para viabilizar infra-estrutura e promover melhores condições de trabalho. “O fortalecimento do nosso município sempre veio por intermédio da Assembléia. E, esta obra é mais uma conquista do povo de Guarantã do Norte”, disse Macedo.