quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Deputado e lideranças discutem construção de hospital em Guarantã do Norte

PUBLICIDADE

Em audiência pública, realizada no final de semana em Guarantã do Norte, os deputados Silval Barbosa, presidente da Assembléia Legislativa, Dilceu Dal Bosco (PFL) e Pedro Satélite (PPS) viabilizaram a construção de um hospital público no município. A iniciativa é o resultado de uma ampla discussão entre os poderes constituídos e contou com a participação do secretário Adjunto de Saúde, Antônio Augusto de Carvalho, que assegurou o início da obra, que terá 36 leitos, ainda neste ano.
Silval explicou que a próxima etapa da reunião acontece em Cuiabá, quando será definida a liberalização de recursos para a aquisição de equipamentos, que serão assegurados no Orçamento Geral do Estado (OGE). “Vamos criar condições necessárias de saúde, que atendam a demanda da população de Guarantã do Norte. Em curto prazo teremos o hospital funcionando”, afirmou Silval.

Carvalho, que representou o secretário de Saúde, Marcos Machado, durante a audiência, informou que a construção do hospital deve ficar em torno de R$ 1,5 milhão. Segundo ele, o Estado tem dificuldades em viabilizar a aquisição de equipamentos e a manutenção hospitalar. “Sem o apoio da Assembléia Legislativa não conseguiríamos atender o pedido da população”, destacou o secretário.

De acordo com o deputado Pedro Satélite, a instituição terá uma arquitetura moderna. “Esta reunião, que é o resultado da vontade popular, vai presentear o município com hospital novo e moderno. Para isso, vamos garantir emendas ao orçamento estadual para a efetivação da obra. Nossa prioridade é promover saúde pública com qualidade e fácil acesso”.

O hospital vai oferecer os serviços de clínica médica, pediatria, ortopedia, ginecologia e maternidade. Técnicos, arquitetos e engenheiros do Executivo devem começar a averiguação do local, onde será construído o hospital, em breve. “Acreditamos que em três meses a fase inicial seja concluída para o início da construção”, disse Carvalho.

Ele informou também que o hospital terá laboratórios de análises clínicas. “A população poderá contar com saúde básica de qualidade e fácil acesso”, complementou. A cidade possui cerca de 30 mil habitantes.

Ao ressaltar o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em investimentos à saúde pública do Estado, Dal´Bosco argumentou que a obra deve ser inaugurada em 2006. “O hospital vai dar dignidade à população. Mais uma ação que valoriza o povo mato-grossense”.

Para o prefeito da cidade, José Humberto Macedo (PFL), os 36 novos leitos hospitalares diminuirão significativamente as dificuldades de saúde da região. No entanto, é preciso que todo o empenho do Legislativo estadual continue para viabilizar infra-estrutura e promover melhores condições de trabalho. “O fortalecimento do nosso município sempre veio por intermédio da Assembléia. E, esta obra é mais uma conquista do povo de Guarantã do Norte”, disse Macedo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito encaminha projeto à câmara para abrir seletivo com 140 vagas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner encaminhou à câmara de vereadores...

Senadora quer nome de mãe e filhas mortas em Sorriso em lei do cadastro de estupradores

O Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Estupro pode...

Rota prevê duplicar 27 km em Sinop da 163 iniciando 2º semestre e sem desapropriações

A Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou, esta tarde,...

Prefeito inaugura pavimentação em Colíder onde foram investidos R$ 5,8 milhões

O prefeito Hemerson Máximo, (Maninho) inaugurou a segunda etapa...
PUBLICIDADE