segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Democratas, MDB, PT e PSL comemoram crescimento nas eleições em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Pelo menos quatro partidos podem bater no peito e cantar vitória nas eleições estaduais em Mato Grosso. Democratas, MDB, PT, e PSL tiveram resposta positiva das urnas e se posicionam bem na administração do Estado. Nanicos como PSC e DC também comemoram crescimento no cenário estadual.

O Democratas comemora a eleição de Mauro Mendes ao governo do Estado, a de Jayme Campos ao Senado e a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho e do deputado Dilmar Dal Bosco. Junto com tudo isso traz o apoio do MDB e pode conseguir o apoio do PSL se se posicionar a favor de Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais.

O ponto a lamentar é a perda de uma cadeira na Câmara Federal, já que o deputado Fábio Garcia abriu mão da reeleição para ser suplente de Jayme e o professor Adriano, principal aposta da sigla não herdou os votos de Garcia.

O MDB, embora tenha ficado fora da composição majoritária, foi o único a emplacar dois deputados federais, Carlos Bezerra e Juarez Costa, e três deputados estaduais, Janaína Riva, Doutor João e Thiago Silva, ficando com a maior bancada da Assembleia Legislativa. Sem contar as secretarias estaduais que a sigla poderá indicar.

O PT, que era o patinho feio das eleições, também cresceu. O partido tinha apenas Valdir Barranco na Assembleia, que se reelegeu e ganhou a companhia de Lúdio Cabral. Na Câmara Federal, Ságuas Moraes se aposentou, mas conseguiu deixar a cadeira para a professora Rosa Neide. A curiosidade é que a sigla deve se “aliar” ao PSDB na oposição a Mendes, principalmente se o DEM caminhar com Bolsonaro no segundo turno.

O PSL passou a existir em Mato Grosso como passou a existir no Brasil. Na onda de popularidade de Bolsonaro, a sigla elegeu a ex-juíza Selma Arruda ao Senado e o agricultor Nelson Barbudo à Câmara Federal, ambos com a maior votação para os cargos. Na assembleia, o partido também emplacou o delegado Claudinei e Silvio Fávero.

O PSC reelegeu o deputado estadual Sebastião Rezende e elegeu Xuxu Dal Molin, de Sorriso. O DC, do eterno presidenciável Eymael, passa a figurar no cenário estadual com a eleição dos deputados estaduais Elizeu Nascimento e Ulisses Moraes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: convênio destina R$ 365 mil para empregar reeducandos do regime semiaberto

A prefeitura firmou convênio com o conselho da comunidade...

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE