O Democratas fez, ontem à noite, em Sinop, o primeiro encontro regional no Nortão, com os pré-candidatos a governador Mauro Mendes. Ele confirmou que o DEM está fechado com o PSD e a segunda vaga de candidato a senador é de Carlos Favaro, ex-vice-governador. Mauro disse que é esperada definição de algumas candidaturas dos partidos que devem estar coligados mas a previsão é de 32 candidatos a deputado federal e mais de 100 a estadual.
Mauro declarou que tem ouvido as lideranças regionais para definir as prioridades do plano de governo que será apresentado. “O grande desafio do próximo governador será recuperar as finanças do Estado. Mato Grosso está literalmente quebrado porque não paga fornecedores, não paga hospitais, não faz repasses para prefeituras fazer Saúde. O grande desafio será colocar as contas em ordem e recuperar a capacidade de investimento. É um trabalho que vai durar, talvez, mais de um ano. Uma segunda prioridade é fazer a saúde voltar a funcionar, os hospitais regionais terem condições básicas e mínimas para prestarem atendimentos e evitarem o grande sofrimento que é a transferência de pacientes para nossa capital”, disse, ao Só Notícias.
Carlos Favaro (PSD) disse que está sendo formada uma coligação forte com DEM e demais siglas aliadas. Ele defende, como pré-candidato ao Senado, um “pacto federativo justo que coloque mais recursos nas cidades, onde as pessoas vivem, onde estão as demandas principais. Então é preciso uma reforma neste pacto federativo”.
O pré-candidato a senador, Jayme Campos, disse no encontro que “é fundamental ouvirmos o que o povo quer. O que a sociedade espera de nossos governantes, do Poder Executivo que é quem está com a chave do cofre na mão. Então, percebe-se que o Estado rico em sua plenitude. Hoje, temos o privilégio e dizer que somos o maior produtor de soja, bovino e algodão. Porém, o Estado não fornece os serviços essenciais sobre tudo a saúde, educação e segurança. O que se percebe é que lá do gabinete, mesmo sendo o Estado da Transformação que tem a maior carga tributária não se vê isso”.
O vice-prefeito de Sinop, Gilson de Oliveira (MDB), esteve no encontro manifestando apoio do partido ao pré-candidato Mauro Mendes e disse que os sinopenses querem mudanças. Ele citou a intenção de votos para Mauro na pesquisa Real Dados/Só Notícias divulgada recentemente.
O encontro regional do DEM foi no centro de eventos Dante de Oliveira. O deputado federal Fabio Garcia, presidente do DEM, o deputado Dilmar Dal Bosco, o presidente da Câmara de Sinop, Ademir Bortoli, vereadores da região também estiveram no encontro.Cerca de 150 pessoas participaram.