sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Delúbio Soares pede afastamento do PT

PUBLICIDADE

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares entregou neste sábado à direção do partido uma carta pedindo seu afastamento do partido. O pedido foi aceito sábado à noite na reunião do diretório nacional do partido, que aprovou a suspensão da filiação de Delúbio até a conclusão do trabalho da comissão de ética que investiga sua participação no escândalo do mensalão.

Delúbio só aceitou se afastar do PT depois de correntes de esquerda terem protocolado ontem pedidos de suspensão e até de expulsão do ex-dirigente, na reunião do diretório nacional. Com o acordo, o pedido de expulsão acabou derrotado em votação.

Após a decisão de afastar Delúbio, o diretório nacional adiou o depoimento do ex-tesoureiro na comissão de ética do partido, que estava marcado para às 10h deste domingo. Não há ainda nova data para o depoimento, mas a investigação deve continuar.

O pedido de afastamento de Delúbio foi bastante negociado dentro do PT. Boa parte da ala esquerda do partido queria que Delúbio ou fosse expulso sumariamente ou fosse suspenso cautelarmente enquanto a comissão de ética não conclui o processo que deverá levar à expulsão do ex-tesoureiro.

Mas mesmo nessa ala não havia consenso. O deputado Chico Alencar (PT-RJ) defendeu, logo após a pausa para o almoço na reunião, que Delúbio fosse apenas suspenso. Isso porque, segundo ele, uma expulsão poderia dificultar esclarecimentos no conselho de ética. Segundo Alencar, a execução sumária não é uma boa medida.

– Tem que esclarecer tudo. Se expulso, Delúbio pode desaparecer do partido e não informar adequadamente sobre o esquema. O Delúbio ainda tem um compromisso final com o PT e todos os outros que são acusados de erros – disse Alencar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE