Deve ser inaugurado ainda este mês o presídio em Sinop. A conclusão das obras foram adiadas por 3 vezes este ano. Conforme informações da assessoria, a nova data ainda não foi marcada porque estão aguardando a confirmação da agenda do Governador Blairo Maggi, que virá a Sinop fazer a inauguração.
A nova unidade que receberá 326 presidiários de todo o Mato Grosso em Sinop, recebeu investimentos de R$ 12 milhões, sendo a maior parte do Governo Federal, com parceria do Estado e municípios. São 09 mil metros quadrados construídos no Alto da Glória, há 12 km de Sinop.
Muros de aproximadamente 15 metros de altura, passarelas com guaritas, grades de ferro embutidas no solo, fazem parte da estrutura anti-fugas.
O presídio tem 40 celas coletivas com capacidade para 16 presos cada, 16 celas individuais e 09 para isolamento. Também tem quadras de esportes, salas para aula, espaço para visitas e encontro íntimo, além da área administrativa que fica na parte da frente do prédio.
Ainda não foi informado se todos os detentos que estão superlotando a cadeia em Sinop serão transferidos para o presídio, e se as instalações, que ficam no centro da cidade, serão desativadas.