Cuiabá vai ser uma das primeiras capitais do país a fazer a reciclagem do lixo oriundo da construção civil. Em uma ação inovadora, a Prefeitura está implantando o Programa de Gestão de Resíduos da Construção Civil, com a instalação de uma usina de reciclagem já no início de 2010. O prefeito Wilson Santos enfatizou que todo o processo de desenvolvimento do projeto já foi discutido com os segmentos diretamente envolvidos e aprovado na Câmara de Vereadores de Cuiabá, destacando também a importância ambiental para a Capital de Mato Grosso.
"A partir de agora Cuiabá passa a reciclar todo o lixo que é produzido pela indústria da construção civil, que gera cerca de 800 toneladas por dia de resíduos. Vamos reaproveitar todo esse material na construção de casas populares, asfaltamento de ruas e rodovias, bancos de praça e muitas outras destinações. O que hoje é despejado de forma irregular em terrenos baldios e principalmente nas margens dos rios e córregos, vai ter o seu destino correto, garantindo proteção ao meio ambiente", explicou Santos.
Para realizar a triagem e reciclagem do lixo da construção civil, o Executivo cuiabano fez uma parceria com a iniciativa privada. A empresa Eco Ambiental recebeu concessão de 15 anos para executar o programa, que segue a resolução 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a Lei Municipal 4.494 e o Decreto Municipal 4.761. "Todo o Programa de Gestão de Resíduos da Construção Civil tem respaldo legal e segue as exigências do Conama", disse o diretor da Eco Ambiental, Carlos Morana, que apresentou os detalhes da iniciativa aos secretários municipais, na manhã de hoje (24-11), na Governança Integrada.
Carlos assinalou que as grandes cidades brasileiras apresentam sérios problemas com a destinação dos resíduos da construção civil, como depósitos irregulares, falta de áreas devidamente capacitadas e, principalmente aumento de despesas do poder público. O diretor da Eco Ambiental garante vai solucionar todas as problemáticas apontadas.
Ecopontos – Cada região da cidade vai receber um Ecoponto, local especialmente destinado à recepção de resíduos. A meta da Prefeitura é instalar 24 Ecopontos em Cuiabá.
Disque Cidade Limpa – O cidadão cuiabano poderá atuar junto com o Executivo Municipal, denunciando ações ilegais de depósito de resíduos. Será disponibilizada uma linha telefônica específica para denúncias, unindo comunidade e Prefeitura.
Associações- Com a ação, a Prefeitura também quer incentivar a criação de associações de coletores de resíduos, gerando renda e qualidade de vida à população