Após o fracasso das negociações em prol da fusão entre o DEM e o PTB, esta última sigla deu o pontapé inicial para as tratativas referentes às eleições municipais de 2016 na capital mato-grossense. Maior bancada na Câmara de Vereadores, com quatro parlamentares, o partido deve iniciar a discussão sobre chapas e coligações com outras legendas.
O PTB não descarta a possibilidade de candidatura própria à majoritária, mas admite que deve conversar com o prefeito Mauro Mendes, candidato natural à reeleição pelo PSB. “Vamos conversar com o prefeito. Vamos conversar com todos, principalmente com o prefeito, tenho certeza que ele não vai dispensar uma bancada de quatro vereadores, dos quais esta o presidente da câmara e o líder do executivo. Mas vamos conversar com todos os pré-candidatos”, avisa o vereador Júlio Pinheiro, presidente municipal do PTB em Cuiabá.
O parlamentar no entanto, declarou em Plenário recentemente que deixaria a base de Mendes. Nos bastidores, a sigla estaria dando sinais de que pode não apoiar o socialista na candidatura.
A fusão com o DEM foi inviabilizada por conta do choque entre o posicionamento político de deputados federais das duas siglas. Apesar disso, em Mato Grosso as legendas devem caminhar juntas no pleito eleitoral do próximo ano.