A Câmara de Cuiabá retomou os trabalhos legislativos, esta manhã. Na oportunidade, o presidente Júlio Pinheiro (PTB) anunciou o chamamento de 100% dos aprovados no concurso realizado em 2011. A convocação dos aprovados foi uma das principais cobranças do Ministério Público Estadual, no ano passado.
“O MPE cobrava a realização do concurso público. Fizemos o concurso em 2011 e começamos a chamar os aprovados. Infelizmente a Mesa Diretora anterior não deu prosseguimento no chamamento. Então, agora estamos encerrando esta questão convocando 100% dos aprovados”.
A convocação foi assinada por Pinheiro, esta manhã, e deve seguir para publicação no Diário Oficial de Contas do Estado. A partir da publicação, o convocado tem 30 dias para se apresentar a Casa de Leis.
Outra medida anunciada por Pinheiro foi à modernização do sistema de votação do plenário da Casa de Leis. De acordo com o presidente, será implantado, ainda no primeiro semestre deste ano, um sistema de votação digital.
“Não haverá mais votação por chamada. Vamos implantar a votação eletrônica ainda no primeiro semestre deste ano, qual também registrará a presença dos vereadores, não sendo mais necessário o livro ata”, conta.
Além disso, afirma que também transformará o processo legislativo em sistema digital. Ou seja, os vereadores e a população em geral poderão acompanhar o andamento processual dos projetos de leis online. “Este será um ano de muito trabalho e muito esforço e esta mesa diretora está empenhada”.