A Coordenadoria de Política Sobre Drogas (Coesd) da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) vai desenvolver nos presídios e cadeias de Mato Grosso o projeto de Prevenção e Redução de Danos no Uso de Drogas no Sistema Penitenciário. A execução inicia no final deste mês e será desenvolvido durante o ano todo.
O trabalho é resultado da parceria das equipes de saúde nas unidades. A intenção é estimular no reeducando a criação de uma cultura de paz de respeito e valorização da vida. O uso de produtos lícitos e ilícitos que altera o estado de consciência vem se modificando significativamente, trazendo prejuízos à saúde do usuário e também à sociedade.
Para o desenvolvimento do projeto serão realizadas palestras em cada raio da unidade, selecionando os participantes, que não ultrapassará 15 pessoas por grupo.
Os integrantes passarão a fazer parte de um grupo de vivência e participarão de oito encontros sendo um por semana. Nas reuniões serão desenvolvidas atividades como: palestra de informação e orientação sobre o uso de drogas e suas consequências para o usuário, família e sociedade; exibição de filmes relacionada à temática; debates; orientação da rede de apoio e tratamento; além da orientação e encaminhamento para atividades de qualificação profissional.
O projeto espera contribuir com a conscientização dos recuperandos sobre as consequências causadas pelo uso e abuso das drogas, e a possibilidade de abandono do uso. Além disso, o objetivo do projeto é o de promover a reinserção familiar e inclusão no mercado de trabalho, contribuindo com uma nova percepção de vida aos reeducandos oportunizando melhorias na qualidade de vida fora da unidade prisional, diminuindo assim, a reincidência ao crime e consequentemente a privação de liberdade.