A Prefeitura de Cuiabá lançou, hoje, o Orçamento Participativo. A ação permitirá aos cidadãos influenciar ou decidir sobre o orçamento público, eleger prioridades e sugerir obras ou ações em benefício da população. “Determinamos o investimento de 25% do IPTU para ser aplicado nas obras indicadas pelos moradores, equivalente a cerca de R$ 25 milhões. A prioridade serão os bairros mais carentes e a prefeitura trabalhará de forma transparente, aliada aos líderes comunitários”, pontuou o prefeito Mauro Mendes.
Além de envolver todas as secretarias municipais, a prefeitura irá promover assembleias de bairros e audiências regionais, nas quais os moradores irão elaborar e apresentar as propostas para o período de 2014 a 2017. As assembleias serão realizadas entre os dias 1º e 19 de julho – e as audiências regionais de 22 a 26 de julho.
“O Orçamento Participativo é um importante instrumento, que permitirá que o cidadão debata e defina os destinos da sua cidade. É determinação do prefeito Mauro Mendes que a população decida as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Este é também um exercício da cidadania e firma um compromisso da população com o bem público”, afirmou o secretário municipal de Governo, Fábio Garcia.