O prefeito Mauro Mendes (PSB) empossou, hoje, o novo secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Silva Peres, que assume o lugar de Kamil Hussein Fares. Durante a cerimônia, os gestores falaram da importância da Atenção Básica na Saúde, que deve ser priorizada, já que é a grande demanda da sociedade.
Mendes destacou as necessidades frente à pasta que o secretário deverá enfrentar. “Teremos que ser firmes e corajosos para fazer alguns enfrentamentos diante das enormes demandas e necessidades do setor. Temos que perseguir a meta continuar melhorando a realidade da saúde em Cuiabá”.
O novo secretário agradeceu a confiança e admitiu ser uma grande responsabilidade e honra assumir o cargo. Também afirmou ser um grande desafio “caminhar contra a doença” e garantir o bom atendimento à população, referindo-se, principalmente, à Atenção Básica, setor da saúde no qual a prevenção de doenças é priorizada. “Eu já senti a dor que o cidadão sente e, enquanto houver alguém sofrendo, também vou sofrer. Meu trabalho é servir à população, é o que sei fazer, que sempre fiz como servidor da saúde e que farei como gestor da Secretaria de Saúde”, disse Peres.
Durante a cerimônia de posse, o ex-secretário Kamil Fares agradeceu pelo tempo à frente da Secretaria e disse acreditar que Peres colherá bons frutos em sua gestão. “Peres tem uma postura de pessoa que se dedica ao que faz, é inteligente e persistente. Terá um caminho brilhante e colherá muitos frutos”, disse.
Werley Silva Peres tem 38 anos, é casado e pai de um menino. Natural de Uruaçú (GO), formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso, em 2005. Desde então, sempre atuou pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É servidor de carreira da Prefeitura de Cuiabá, atuando desde 2005 no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Novo Paraíso. “Sou o primeiro egresso em Medicina pela UFMT e servidor de carreira a assumir a gestão da Saúde na capital”, destacou o secretário.
Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alto Garças, no início de 2005; diretor-clínico do Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, nos anos de 2007 e 2008; e foi vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Cuiabá, em 2013.
Ele é pós-graduado em Psiquiatria, também pela UFMT, universidade da qual foi preceptor do curso de Medicina de 2008 a 2012.
Peres dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo ex-secretário Kamil Fares, que pediu demissão do cargo no início da semana, por motivos pessoais.
(Werley Silva Peres ao centro entre Kamil Fares (esq) e Mendes (dir) – foto: assessoria/Tchélo Figueiredo)