O governador Pedro Taques e governadores Marconi Perillo (Goiás), Rodrigo Rollemberg (DF), Confúcio Moura (Rondônia), Marcelo Miranda (Tocantins), e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) estão reunidos, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, no Fórum de Governadores do Brasil Central para aprovar o modelo de governança, o planejamento estratégico e o orçamento para 2016 do consórcio visando atuar na promoção do desenvolvimento de oito áreas principais: agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação, meio ambiente e turismo. Outro fundamento é o estabelecimento de cooperação política, técnica, programática e financeira, os estados também buscam promover e incentivar iniciativas inovadoras para melhoria da gestão pública, da eficiência administrativa e da efetividade e eficácia das políticas públicas em diversas áreas.
O consórcio começou a ser formado em julho de 2015, durante encontro em Goiânia, articulado pelo ex- ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger.
Ainda no encontro de hoje o diretor da Empresa de Planejamento e Logística, João Victor Domingues, falará aos governadores sobre o planejamento de infraestrutura e logística e os potenciais do Brasil Central. O economista Raul Velloso apresentará proposta de desenvolvimento para o Brasil Central, frente ao atual cenário econômico brasileiro. E executiva de um banco, Ana Inoue, fará palestra sobre desenvolvimento econômico e educação técnica profissional.
Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, de Assuntos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, de Planejamento, Marco Marrafon e o controlador-geral do Estado, Ciro Gonçalves apresentarão informações sobre o turismo na região do Brasil Central, experiências de sucesso em inovação e modelos para replicação em rede e as ferramentas de gestão de custos adotadas em Mato Grosso.
(Atualizada às 17:28h)