PUBLICIDADE

CPI Sanguessugas recebe cópias de depósitos de esquemas feitos a deputados

PUBLICIDADE

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), e o relator, senador Amir Lando (PMDB-RO), receberam nesta quinta-feira seis volumes com cópias dos depósitos bancários dos deputados citados pelo empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin. Os depósitos estão organizados por nome de parlamentares.
Luiz Antônio e seu pai, José Darci Vedoin, são acusados de participar do esquema de fraudes envolvendo a compra superfaturada de ambulâncias por prefeituras com recursos de emendas parlamentares ao Orçamento da União. As fraudes foram descobertas pela Polícia Federal quando foi realizada a Operação Sanguessuga.
Biscaia e Lando também receberam as 151 páginas do depoimento de Luiz Antônio Trevisan dado ao juiz Jefferson Schneider no período de 3 a 12 de julho. Trevisan recebeu o benefício da delação premiada.

Defesa escrita e sigilo
Dos 15 parlamentares notificados inicialmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento na fraude das ambulâncias, 9 já entregaram a defesa escrita. Segundo o presidente da CPMI, alguns deles quiseram ter acesso à documentação em posse da comissão, mas não foram autorizados por Biscaia.
Na próxima terça-feira (18), o ministro do STF Gilmar Mendes, relator do caso no Supremo, decidirá se manterá ou não a exigência do sigilo sobre os parlamentares investigados. Biscaia defende a liberação do sigilo.

Apresentação do relatório
Biscaia informou que a previsão da entrega do relatório final da CPMI é início de agosto. Ainda não existe consenso entre o relator e o presidente sobre a necessidade de novas reuniões para depoimentos.
O parlamentar destacou que, depois de analisar os documentos recebidos, avaliará a necessidade de ouvir Luiz Antônio Trevisan Vedoin em Brasília. “A CPMI já possui a documentação suficiente para realizar os trabalhos”, garantiu.
Amir Lando defende que o depoimento ocorra de qualquer modo. Caso decidam pela reunião, ela deverá ocorrer em 25 de julho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras de implantação do BRT iniciam em novo trecho na próxima semana em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou...

Michelle Bolsonaro desembarca em Sinop e participa de encontro com mulheres hoje em Sorriso

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcou, ontem, no aeroporto de...
PUBLICIDADE