O relator da CPI da Sema, Dilceu Dal Bosco, confirmou que foi feita denúncia contra o deputado Juarez Costa, vice-líder do governo na Assembléia. Ele declarou que os materiais já estão sendo analisados pela assessoria técnica da comissão, mas que ainda não tem conhecimento do conteúdo. Juarez foi acusado por João Batista da Silva, que tem uma área em Feliz Natal, de usar de sua influência junto ao Governo do Estado para agilizar a liberação de planos de manejo suspeitos de serem irregulares.
A comissão deve investigar se são verdadeiras as acusações que donos de áreas teriam ajuda do parlamentar, intermediada por dois assessores que residiram em Sinop, para acelerar e aprovar projetos de manejo (para retirada de toras) e se obteriam alguma vantagem indevida. A denúncia também foi encaminhada ao Ministério Público.
O relator da CPI, Dilceu Dal Bosco, também confirmou o recebimento de denúncias contra o deputado Mauro Savi, líder do governo. Porém, não foram mencionados detalhes. Savi é membro titular da CPI e, Juarez, suplente.
A comissão iniciou os trabalhos no início de julho e deve concluí-los em seis meses, apresentando sugestões para os entraves na secretaria. Até o momento, o secretário de Meio Ambiente, Luiz Daldegan, foi ouvido. Nesta semana, servidores da pasta, que também tiveram nomes envolvidos em denúncias, prestarão esclarecimentos.
Outro lado
O deputado Juarez Costa foi procurado por Só Notícias, porém, as chamadas em seus celulares não foram atendidas.