A Justiça Federal de Sinop aguarda, esta semana, a confirmação da intimação dos pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, para deporem no próximo dia 27, sobre o acidente com o boeing da Gol, em setembro passado, em uma reserva indígena a 200 km de Peixoto de Azevedo, onde 154 passageiros e tripulantes morreram. A vara federal em Sinop abrange toda a região Norte de Mato Grosso.
Até o momento, a audiência está mantida, mas pode ser suspensa caso Joseph e Jan não tenham sido localizados ou por solicitação da defesa, se acatado pelo juiz federal Murilo Mendes. Caso todos os procedimentos sejam cumpridos e os pilotos não comparecerem, pode ser decretada a revelia no processo e podem ser julgados mesmo sem prestarem depoimento.
A defesa dos dois já teria declarado, para a imprensa americana, que eles dificilmente retornarão ao Brasil para serem ouvidos, alegando que o tratado brasileiro com os EUA não permite a extradição de cidadãos brasileiros ou americanos com base nessas acusações. Mas a citação e intimação dos americanos, que pilotavam o jato Legacy, que envolveu-se na colisão com o boeing, foi autorizada pelo Ministério da Justiça brasileiro.
Os pilotos são acusados de homicídio culposo, quando não há intenção. O Ministério Público Federal apontou que Joseph e Jan pilotavam o jato Legacy na altitude errada e com o transponder desligado no momento da colisão com o boeing. Quatro controladores, também intimados, devem depor no dia 28. Eles também foram denunciados como culpados pelo acidente.