PUBLICIDADE

Prefeituras tentam via consórcio comprar 202 mil doses de vacinas contra Covid para Sinop, Sorriso, Lucas e mais 12

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: divulgação)

A carta de intenção para aquisição de 202 mil doses da vacina Sputnik V foi elaborada, ontem, pelo Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires e encaminhada a empresa distribuidora do imunizante no Brasil. Integram o consórcio Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera.

Consta no documento que Só Notícias teve acesso, que o consórcio solicitou à empresa que envie a proposta comercial e condições para o fornecimento da vacina russa. Ainda é destacado, que o interesse na aquisição do imunizante é exclusivamente para a vacinação da população e não para fins de revenda.

Ainda foi destacado que “considerando a enorme urgência pela qual atravessamos, dado os avanços devastadores da pandemia, solicitamos máxima brevidade no encaminhamento da proposta de aquisição para podermos rapidamente avançarmos”. O documento foi assinado pelo presidente do consórcio e prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Frantz.

A Sputnik também tem aplicação em duas doses, como a Coronavac e AstraZeneca que já vem sendo aplicadas. O intervalo da vacina russa é de 21 dias, e cada dose tem valor estimado em 8,75 dólares (R$ 49,87 na cotação de hoje). A busca pela aquisição leva em consideração a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal para compra direta por parte dos estados e municípios, bem como a medida provisória que prevê a dispensa de licitação e têm regras mais flexíveis para os contratos.

Em Sinop, por exemplo, a prefeitura divulgou que a intenção é adquirir 30 mil doses por meio do consórcio, para atender a população acima de 60 anos. A câmara de vereadores também protocolou ofício para que sejam adquiridas vacinas.

Conforme Só Notícias já informou, o governador Mauro Mendes visitou, ontem, em Brasília, a fábrica da União Química, que produz no país a Sputnik V, e conversou com a diretoria para buscar a compra direta de vacinas destinadas aos mato-grossenses. Mauro quer comprar até 4 milhões de doses e disse que o Estado tem os recursos em caixa para pagar.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE