O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados irá se reunir nesta terça-feira para decidir sobre a instauração de 14 processos contra parlamentares. Também deve ser definida a lista tríplice para o sorteio do relator de cada caso.
Entre os processos está o do deputado mato-grossense José Medeiros (PL), que foi acionado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) por supostamente ofender o colega Ivan Valente (PSOL-SP). As demais denúncias abrangem uma série de condutas consideradas inadequadas, como agressões verbais, discursos ofensivos e postagens polêmicas em redes sociais.
Além de Medeiros, também foram alvo de representações os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), André Janones (Avante-MG), Célia Xakriabá (Psol-MG), Kim Kataguiri (União-SP) e outros, envolvidos em casos como ataques mútuos, críticas a instituições e suposta promoção de violência.
André Janones lidera o número de acusações (cinco), seguido por Eduardo Bolsonaro (quatro). As representações, em sua maioria, referem-se a episódios ocorridos no primeiro semestre. O Conselho de Ética deverá analisar os processos e decidir sobre a aplicação de penalidades, caso julgar procedentes as denúncias.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.