PUBLICIDADE

Congresso pedirá liberação imediata de recursos do PAC para corredor Centro-Norte

PUBLICIDADE

A Comissão de Viação e Transportes realizará audiência pública para propor iniciativas com a finalidade de resolver problemas relativos ao ‘corredor multimodal Centro-Norte’. O corredor deverá interligar o Brasil central ao Norte/Nordeste, por meio da hidrovia Araguaia-Tocantins, da ferrovia Norte-Sul e da estrada de ferro Carajás; e será integrado ao sistema rodoviário convencional e ao sistema ferroviário da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN).

Segundo o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), que sugeriu o encontro, será pedida a imediata aplicação dos investimentos propostos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A realização da audiência foi aprovada no dia 9.

Investimentos
Fernandes ressalta que o crescimento do corredor terá viabilidade se houver uma atenção especial por parte do Executivo em relação às dificuldades das obras. Segundo ele, o debate poderá viabilizar “a adoção de mecanismos para a ágil e efetiva implantação de ações concretas”.

Para o deputado, é preciso que o governo sinalize com investimentos em obras de melhoria e integração da infra-estrutura do sistema modal de transportes. Ele destacou que é preciso empregar “as modalidades ferroviária e hidroviária, mais econômicas e energeticamente eficientes, para atacar os pontos de estrangulamento na rede de transportes”.

Serão convidados os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento; de Minas e Energia, Silas Rondeau; e do Meio Ambiente, Marina Silva; dirigentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon); e integrantes do Ministério Público Federal.

A audiência ainda não tem data definida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE