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Congresso: 1 milhão pede fim da tarifa básica de telefonia

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O projeto de lei 5476/01, que acaba com a cobrança da tarifa básica de telefone, foi o principal alvo de ligações para o serviço 0800 da Câmara. De acordo com a chefe da Central de Comunicação Interativa da Câmara, Fátima Novais de Sousa, desde 2004 houve 1.177.345 (66% do total) telefonemas de apoio ao projeto, sendo que 257.729 só no ano passado.

Segundo Fátima Novais, do total dos atendimentos diretos, cerca de 70% referem-se a opiniões de cidadãos favoráveis ou contrárias a proposições que tramitam na Casa. Ela explica que os principais assuntos tratados refletem os debates no Congresso e o noticiário político.

Em 2007, foram 986 ligações contrárias ao aumento salarial dos deputados; 702 reclamações de envolvimento de políticos com corrupção; 346 sobre o caso Renan Calheiros; 453 sobre a crise aérea; 306 sobre o desabamento na obra do metrô de São Paulo; 153 manifestações e consultas sobre fidelidade partidária; e 90 contrárias à reforma dos apartamentos funcionais da Câmara.

O debate sobre o reajuste dos deputados fez com que o número de mensagens encaminhadas via e-mail saltasse de 3.810, registrado em novembro de 2006, para 17.155 em dezembro daquele ano.

Também foram alvo de muitas chamadas a reforma do funcionalismo público; o crescimento da violência urbana e reclamações contra a prorrogação da CPMF.

Em geral, os atendentes prestam diretamente as informações solicitadas, mas, quando necessário, encaminham para os setores responsáveis para que concluam o atendimento. “Para garantir qualidade no atendimento, a Câmara promove cursos de capacitação em processo legislativo para todos os funcionários que fazem atendimento e monitora as gravações das conversas para eventuais correções”, diz Fátima.

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