PUBLICIDADE

Comissão aprova projeto de ex-deputado mato-grossense punindo motorista que fizer gesto obsceno no trânsito

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3575/21, que estabelece multa para o motorista que fizer gestos obscenos ou injuriosos enquanto dirige. A proposta inclui essa conduta entre as infrações leves, com multa de R$ 88,38 e três pontos na carteira de habilitação.

O objetivo da proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, é coibir comportamentos desrespeitosos que possam provocar reações perigosas no trânsito. O texto, do ex-deputado Carlos Bezerra, de Mato Grosso, foi aprovado por recomendação do relator, deputado Diego Andrade (PSD-MG).

Na avaliação do relator, a punição reforça a importância do respeito entre motoristas e entre condutores e pedestres, promovendo um trânsito mais seguro e civilizado. “A troca de insultos, gestos obscenos e outros tipos de hostilidade podem gerar reações impulsivas e até conflitos físicos entre os motoristas, levando a comportamentos imprudentes, como manobras arriscadas e perseguições”, observou Diego Andrade. “A escalada de violência no trânsito aumenta significativamente o risco de acidentes”, acrescentou.

O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador entrega escrituras de mais de 80 imóveis em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes entregou, neste sábado, 84 escrituras aos...

Sorriso: presidente do Cipem ressalta em evento potencial de gestão florestal na região Norte

Sorriso sediou encontro realizado com empresários do setor florestal...

Sinop: programa assistencial de MT beneficia mais de 400 famílias com donativos

Famílias em situação de vulnerabilidade de Sinop receberam, ontem,...
PUBLICIDADE