sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Começam na 5ª atendimentos no Centro de Triagem para casos com sintomas leves da Covid-19, diz governador

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria - atualizada às 17h27)

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) acompanhado dos secretários de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo e da Casa Civil, Mauro Carvalho visitou, há pouco, o Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal, em Cuiabá para avaliação de casos sintomáticos e que a situação não seja grave. Mendes afirmou que os atendimentos dos pacientes começam oficialmente na quinta-feira.

“Estamos fazendo uma ação que é de responsabilidade de atenção básica. O serviço preventivo que iremos prestar aqui, num primeiro momento, é de atribuição das prefeituras (Cuiabá e Várzea Grande). No entanto, estamos no meio de uma pandemia e nunca temos estrutura adequada e recursos suficientes. Criamos esse serviço que está adicionado aquilo que as prefeituras estão ou deveria estar fazendo nos postos de saúde. Vai atender um número expressivo de pessoas que vão passar aqui todos dos dias”, explicou o governador.

Ainda de acordo com gestor estadual, no centro, serão 20 médicos para fazer os atendimentos dos pacientes com sintomas da doença ou gripais. “Além de equipes de recepção, profissionais vão fazer triagem e o trabalho de levar as informações até os médicos já cadastradas. Equipes que vão fazer testes rápidos. Compramos 400 mil testes e outros 100 mil que foram doados. Com isso, vamos  totalizar  500 mil testes, que serão distribuídos aos 141 municípios. Nos próximos dias vão estar distribuindo medicamentos seguindo o protocolo administrado pelo profissional médico. Essa é mais uma medida para enfrentamento doença”.

Na quarta-feira, será feito um atendimento de ao menos 400 pessoas selecionadas para servir de treinamento dos profissionais da Saúde que vão atuar no local. Depois disso, os atendimentos serão de segunda a domingo. O objetivo é fazer a detecção e o tratamento precocemente das pessoas com Coronavírus. Dessa forma, a secretaria de Estado de Saúde pretende reduzir agravamento da doença nas pessoas com sintomas inicias da doença e com síndrome respiratória.

Gilberto Figueiredo informou que no local serão realizados os exames de detecção do vírus, as avaliações de quadro clínico, tomografia e a entrega de medicamentos com objeto de redução de internação de casos graves. “Essa iniciativa do Centro de Triagem e que todos os municípios podem fazer os testes é para evitar o agravamento para que as pessoas não precisem do atendimento. Por tanto, não faremos internações aqui (no Centro de Triagem). Não será a porta de entrada do hospital referência para tratamento de pacientes com Covid. Vamos identificar de forma precoce para que não ocorra aumento na demanda no Estado”.

https://www.facebook.com/govmatogrosso/videos/706771726842116/

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Apreendida madeira e trator usado para desmatamento ilegal no Nortão

Equipes da Sema de Guarantã do Norte e Polícia...
PUBLICIDADE