domingo, 5/maio/2024
PUBLICIDADE

Começam em Várzea Grande obras de duas estações de tratamento de água

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Uma das Estações de Tratamento de Água está sendo construída na região do bairro 7 de Maio, com capacidade de produção de 125 litros de água por segundo e 10,8 milhões de litros de água por dia e a previsão é que fique pronta em 8 meses. A unidade terá capacidade para atender ao menos 70 mil pessoas e incrementará o sistema 1, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Ulisses Pompeu, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Primavera, Vitória Régia, Costa Verde, Capão do Pequi.

A segunda é a ETA Barra do Pari, na região do Chapéu do Sol, com capacidade de tratar 250 litros de água por segundo e 21,6 milhões de litros de água por dia. A previsão para construção dela é de até 11 meses. Ela será construída na Passagem da Conceição, ao lado da atual ETA que abastece o Condomínio Florais da Mata e do Loteamento Parque das Águas. Depois de pronta, atenderá 140 mil pessoas.

A ETA Barra do Pari incrementará o chamado Sistema 2, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Júlio Campos, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Petrópolis, Novo Mundo, Jardim dos Estados, Mapim, Glória, Santa Izabel, Paiaguás, São Matheus e São Simão.

“Um dos principais compromissos que assumir com a população várzea-grandense durante a campanha eleitoral de 2020 foi de resolver o problema do abastecimento de água na cidade. Com essas duas novas Estações, avançaremos para mitigar esse problema em até 90%”, declarou o prefeito Kalil Baracat.

As duas novas estações, somadas à ETA do Cristo Rei inaugurada em dezembro de 2021, produzirão juntas 60 milhões de água por dia ou 1 bilhão e 800 milhões de litros por mês. Água suficiente para atender cada um dos moradores de Várzea Grande com mais de 120 litros por dia, volume considerado essencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para atender as pessoas com água de qualidade.

Uma unidade será construída com recursos próprios, por meio de financiamento da Caixa Econômica, e outra com recursos do governo do Estado de R$ 26 milhões e contrapartida da prefeitura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Orfanato em Sinop terá repasse de R$ 850 mil da prefeitura

A prefeitura formalizou termo de fomento com o Centro...

Mais de 60% das obras de hospital universitário em Mato Grosso estão concluídas, constata governo

A construção do novo Hospital Universitário Júlio Müller já...
PUBLICIDADE