quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Começa audiência de Blairo com líderes do Nortão pedindo soluções para madeireiras

PUBLICIDADE

Começou há instantes, em Cuiabá, a audiência dos prefeitos do Nortão, dirigentes de sindicatos de indústrias madeireiras, deputados, vereadores e demais lideranças para discutir medidas para minimizar a crise no setor madeireiro. A principal reivindicação da classe política e madeireira de Sinop será que a SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente- assuma imediatamente atribuições do Ibama previstas para janeiro do ano que vem. O setor vem atravessando momentos difíceis pela falta de estrutura no Ibama para despachar planos de manejo e demais documentos indispensáveis para as atividades das madeireiras.

O prefeito de Sinop e vice-presidente da AMM, Nilson Leitão, que lidera a comitiva, disse que o Ibama “está quebrado há muito tempo e não tem condições que continuar gerindo o setor ambiental na região Norte de Mato Grosso. Por isso defendemos a imediata transferência de atribuições para o Estado, que conhece a realidade deste grande setor produtivo e que não pode mais continuar desta forma”, afirmou.

Outra reivindicação será a reativação do Pró-madeira (programa de incentivo às indústrias madeireiras) para que sejam concedidos incentivos fiscais, como redução do ICMs, sobre a venda de madeira.

Hoje, conforme Só Notícias já informou, mais de dois mil trabalhadores -muitos deles demitidos de madeireiras nos últimos meses- fizeram um protesto, em frente ao Ibama, cobrando que o setor libere os planos de manejo para as indústrias extraírem toras e autorizações para utilizar matéria prima que já foram extraídas de áreas de desmate.
No final da manifestação, foi queimado um caixão simbolizando a morte do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de “milhares de vagas de empregos”.

Estão participando da audiência os prefeitos Nilson Leitão (Sinop), José Nilton dos Santos (Vera), Luiz Carlos Nardi (Sorriso), Manuel Salles (Feliz Natal), Levino Heller (Itaúba), José Humberto (Guarantã do Norte), os deputados Dilceu Dal Bosco, Pedro Satélite, José Riva e Mauro Savi, os secretários Marcos Machado (Meio Ambiente), Baiano Filho (Esportes) Cloves Vetoratto (Desenvolvimento Rural), os vereadores Gilson de Oliveira e Mauro Garcia, os vice-presidentes do Sindusmad, Sidnei Bellincanta e José Eduaro Pinto, o suplente de senador e presidente da Associação Médica de Sinop, Jorge Yanai, dentre outras lideranças da região.

Mais informações, em instantes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE