Os cerca de 150 sem terra que haviam invadido as terras do Frigorífico Vitale (antiga Sinop Agroquímica), hoje pela manhã, acabaram de desocupar a área onde será construído o frigorífico de aves e deram reintegração pacífica de posse ao proprietário. Os invasores entraram na área, onde a empresa estava fazendo reflorestamento, por volta das 06:00hs, depois de cortarem a cerca de arame, fizeram alguns barracos de lona e colocaram uma bandeira do MST.
Inicialmente, eles não pretendiam sair do local, mas acabaram cedendo. A PM agiu rápido e foi para o local, evitando que mais pessoas invadissem a propriedade.
“Felizmente eles cumpriram com o que haviam prometido e a reintegração de posse foi pacífica e tranqüila. Não foi necessária a atuação da força policial para a retirada das famílias do local. Os policiais acompanharam os manifestantes até o acampamento e tudo acabou bem, sem feridos e apenas com danos materiais causados ao proprietário das terras”, afirmou, ao Só Notícias, o comandante de Área da Polícia Militar de Sinop, tenente coronel Gley Alves.
Os sem terra deixaram vários prejuízos: cerca danificada e 20 pés de eucalipto derrubados ( aproximadamente duas cargas) foram contabilizados pela empresa. Eles retornaram para uma área, no setor industrial, onde funcionava a antiga Madeireira Mel. Alguns dos invasores eram os mesmos que, ano passado, invadiram uma fazenda da antiga Agroquímica, às margens da rodovia SInop-Claudia.
A invasão desta quarta-feira aconteceu porque os trabalhadores estavam reivindicando o andamento de 8 processos de desapropriação de área, que estão parados. Ao todo, eram cerca de 600 famílias de manifestantes.