O curso de técnico agrícola, ministrado pelo Centro Estadual de Educação Profissional Tecnológica (Ceprotec), deve mesmo começar em outubro. A confirmação foi feita pelo próprio presidente do órgão, Luiz Fernando Caldart, ao presidente da Câmara de Sinop, José Pedro Serafini, “Pedrinho”, (sem partido). Os dois se reuniram para tratar sobre o assunto.
De acordo com José Serafini, no final deste mês deve ser lançado o edital para que, em setembro, iniciem as inscrições. “Assim que todo o processo para a efetivação da inscrição do candidato estiver concluído, as aulas iniciarão o que está marcado para outubro, segundo Caldart”, assegurou Pedrinho.
Ao todo serão abertas 70 vagas, divididas em duas turmas (35 cada), e acontecerão pela manhã e à tarde. O candidato deve ter o ensino médio completo e participará de um processo seletivo. A qualificação terá a duração de 1,2 mil horas, ou seja, pouco mais de um ano e meio. Conforme o presidente da Câmara, as aulas teóricas deverão ser dadas no Ceportec Sinop e as práticas no campo experimental da Empaer, no bairro Alto da Glória.
A implantação do curso é uma indicação feita por Pedrinho ao governador Blairo Maggi, em agosto de 2003. O objetivo, segundo ele, é qualificar as pessoas que trabalham na área, principalmente pequenos produtores, que não tem nenhuma instrução. “O pequeno produtor tem o filho que pode se qualificar e continuar trabalhando na área. O grande produtor também poderá contar com o apoio de um técnico capacitado dentro de sua propriedade”, ressaltou referindo-se a importância da realização do curso. “É o atendimento dos anseios da população”, completou.