terça-feira, 27/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

Central com mais de 100 câmeras de segurança em Nova Mutum deve entrar em funcionamento mês que vem

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)

O diretor do departamento de Segurança e Trânsito de Nova Mutum, Luiz Carlos Gonçalves, informou, ao Só Notícias que a instalação da central de videomonitoramento, em parceira com o projeto “Vigia Mais MT” do governo estadual, deve ser concluída em poucos dias. Somente a infraestrutura de aparelhos adquiridos pela gestão e Estado somam mais de R$ 1 milhão em investimentos.

A sala de monitoramento consiste em “vários televisores de 50 polegadas e toda uma aparelhagem responsável por receber e armazenar as imagens”, “esse sistema é linkado com o Estado e Sistema Nacional de Seguram Pública Pública, eles têm acesso a tudo”, segundo detalhado Gonçalves. A manutenção e transferência dos dados é feita através de sistemas de fibra óptica. O município deverá disponibilizar pouco mais de 40 câmeras para integrar a sala.

Já a secretaria Estadual de Segurança Pública, responsável pelo programa, deverá entregar 140 câmeras para as atividades. Entre os equipamentos estão os modelos OCR (Reconhecimento de Caractere óptico) capazes de analisar placas e monitorar veículos em tempo real, e Speed Dome, com zoom óptico para imagens em 360 graus e alcance delimitado em até 2 quilômetros.

Os aparelhos seguem sendo instaladas, conforme o diretor,  em “avenidas, ruas, praças, travessias de escolas, órgão públicos”, “as principais vias são a avenida Brasil, avenida das Gaivotas, avenida São Paulo, avenida Mutum, avenida das Araras e avenida das Arapongas”. Inicialmente, serão mobilizados três profissionais especializados para a operação da central.  

O equipe também deverá atuar de forma conjunta com o espaço de monitoramento já existente no Comando Regional da Polícia Militar, através da troca de informações. O programa visa proporcionar a integração, o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma, obtendo melhoras nos planejamentos de ações policiais, além de facilitar a análise e tomada de decisões estratégicas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputados mato-grossenses reforçam ato com Bolsonaro em São Paulo

Os deputado federais Amalia Barros, José Medeiros, coronel Fernanda...

Governador confirma apoio para prefeito de Colíder disputar reeleição

O governador Mauro Mendes afirmou, na sexta-feira, ao visitar...
PUBLICIDADE