domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Censo: Sorriso e Alta Floresta cresceram, Sinop ficou estável e Lucas questiona IBGE

PUBLICIDADE

Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum estão na lista dos municípios que apareceram com redução no número de habitantes em relação a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano passado. Os números preliminares da contagem populacional, feita nos últimos meses, foram divulgados hoje.

Clique aqui e veja o relatório parcial do IBGE

Sinop, maior município da região e pólo do Nortão, ficou praticamente estável, apesar de todas as dificuldades econômicas no setor madeireiro, principal base da economia do município. Hoje tem 101.911 habitantes. No ano passado, eram 103.868 – redução inferior a 2%. Situação praticamente semelhante teve Nova Mutum onde foram contabilizados 18.528, contra 19.178 em 2006. Por outro lado, a Secretaria de Administração do município informou que já dispõe do resultado final da contagem, que aponta uma população de 24 mil pessoas, atingindo a expectativa da prefeitura.

Em Lucas do Rio Verde, segundo resultado preliminar, houve redução no número de habitantes. De acordo com o IBGE, de 28.646 foi para 23.961. Os dados parciais do IBGE podem estar incorretos porque, só de eleitores, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o município tem atualmente 19 mil. Secretários municipais mantiveram contato, com Só Notícias, questionando os dados preliminares do IBGE que

Sorriso e Alta Floresta tiveram aumento populacional. Sorriso passou de 50.613 para 52.523, enquanto Floresta saltou de 47.281 para 48.495.

Conforme nota divulgada pelo IBGE, o resultado final será divulgado somente no dia 24 de setembro. Até lá, os recenseadores ainda devem retornar aos domicílios que estavam fechados ou houve recusa em atender. Após a divulgação, as prefeituras poderão apresentar reclamações fundamentadas ao instituto, que decidirá conclusivamente.

Somente no final de outubro, os resultados finais serão encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU), que os utilizará como base de cálculo das quotas referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

(Atualizada às 16h50)

Leia mais
IBGE: números parciais do censo são publicados em diário oficial

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE