A Assembleia Legislativa pretende instalar uma Câmara Setorial Temática (CST) com o objetivo de discutir e sugerir ações para os planos municipais de saneamento básico. O pedido, junto à Mesa Diretora, foi feito pelo deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).
A instalação da CST, de acordo com o parlamentar, é de fundamental importância para a discussão de políticas públicas com os diversos setores ligados ao saneamento básico de todos os 141 municípios mato-grossenses. “É dessa forma que vamos garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças e, ao mesmo tempo, garantir a preservação do meio ambiente”.
A câmara, de acordo com o parlamentar, terá o prazo de 180 dias, prorrogáveis por igual período, para levantar e apresentar sugestões do atual sistema de saneamento básico em Mato Grosso.
Entre as pautas que serão discutidas pela câmara, a sociedade e os segmentos de saneamento básico estão o tratamento de água, a canalização e tratamento de esgoto, a limpeza pública com coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais, através da reciclagem
A última pesquisa realizada pelo IBGE, em 2008, mostra que o número de ligações prediais, em todo o Brasil, apresentou expressiva expansão. Em 2000, por exemplo, foram identificadas 30,6 milhões e, em 2008, foram 40,1 milhões. Em Mato Grosso, o crescimento foi de 59,7%.